COMPARTILHAR

O final de semana em família pode ser um desafio. Os pais querem descansar para se recuperarem para uma nova semana de trabalho, e os filhos querem se divertir. Por isso, os programas de final de semana precisam atender às necessidades de todos.

Contudo, essa missão não é impossível, pois, em muitos casos, o que as crianças querem é aproveitar a companhia dos pais. Por essa razão, é possível entretê-los por horas sem sair do condomínio.

Se você quer descobrir como fazer isso, basta anotar as dicas deste artigo. Boa leitura!

1. Leve as crianças para a cozinha

A culinária está em alta. Isso é reflexo da popularidade dos reality shows culinários, como o Master Chef. Por isso, a cozinha passou a ser um local que atrai a atenção das crianças. Pensando nisso, alguns programas de final de semana podem acontecer nesse ambiente.

Uma dica é escolher uma receita simples e monitorar as crianças durante o preparo. Todo o processo pode se tornar muito divertido, desde a visita ao supermercado para escolher os ingredientes, a leitura da receita em um livro ou na internet e, logicamente, o preparo e a degustação.

2. Transforme sua sala em um cinema

Graças à internet, hoje temos centenas de filmes à nossa disposição, sem sair de casa. Programas de final de semana também podem acontecer diante da TV, desde que essa experiência ganhe algo a mais. Para isso, convide seus filhos para transformarem a sala em um cinema, arraste alguns móveis, faça pipoca e, claro, diminua a iluminação para dar um clima.

Outra opção é aproveitar o espaço externo do condomínio para assistir aos filmes. Para isso, será necessário levar algumas caixas de som e um monitor para a área fora da casa.

3. Faça uma gincana

Com uma gincana, você pode divertir as crianças por horas. Para tal, elabore algumas provas simples, baseando-se em brincadeiras antigas e divida os pequenos em times. Ah! Aproveite para convidar outras pessoas para participarem, desse modo, as crianças podem interagir e fazer novas amizades, fortalecendo seus vínculos sociais.

4. Crie um clube do livro

Algumas crianças são mais introspectivas. Por isso, é interessante incentivar programas de final de semana que as agradem. Se o seu filho gosta de ler, faça um clube de leitura com ele e alguns amigos que compartilham do mesmo hábito.

Assim, eles podem conversar sobre seus livros e autores preferidos. Uma sugestão para os pais é pesquisarem sobre essas obras para poder criar uma afinidade com as crianças.

5. Crie campeonatos

Em muitos condomínios as quadras esportivas ficam vazias. Aproveite esses espaços e crie campeonatos para poder se divertir com as crianças no final de semana. Essa pode ser uma excelente oportunidade de fortalecer os laços entre os vizinhos, criando uma verdadeira comunidade.

Agora que você aprendeu algumas dicas para programas de final de semana, será possível aproveitar melhor esses dias para descansar e se divertir ao lado de sua família.

Se você está interessado em surpreendê-la, não deixe de ler estas dicas para criar um passeio inesquecível. Aproveite a leitura!