COMPARTILHAR

Ter a casa própria é o principal desejo da maioria dos brasileiros, mas um detalhe pode impedir a concretização desse sonho: a desorganização financeira. Como se trata de um grande investimento, é preciso seguir um bom planejamento se você quiser morar em condomínios em Uberlândia.

Pare e pense: você tem movimentado seu dinheiro de forma consciente? Se a resposta for negativa, saiba que não conhecer de perto as suas finanças pode fazer com que a conquista do tão esperado sonho da casa própria demore ainda mais. Contudo, não se preocupe, pois é possível mudar isso com algumas atitudes simples.

Então, se a sua principal meta é dar entrada em uma casa de condomínios em Uberlândia, você precisa conhecer, agora mesmo, algumas dicas que serão muito úteis para ajudar você a juntar o dinheiro necessário para adquirir o imóvel dos seus sonhos. Acompanhe!

Conheça suas finanças

Qual o seu rendimento mensal? Se você tem essa resposta na ponta da língua, já começou muito bem. Afinal, a verdade é que muitas pessoas não sabem ao certo quanto ganham efetivamente e, principalmente, quanto gastam. Também, há o caso daquelas que desconhecem esse cálculo e imaginam que é só conferir o contracheque para ter essa informação.

Na verdade, para conhecer de fato as suas finanças e então entender quais são seus rendimentos, é necessário descontar todas as suas despesas fixas, como aluguel, escola dos seus filhos e plano de saúde. Considere também, uma previsão dos seus gastos variáveis, por exemplo, a conta do supermercado, de energia elétrica e gasolina.

Quanto mais detalhista você for nesse momento, mais chances de conseguir ser mais preciso na hora de determinar a sua renda líquida. Isso quer dizer que tudo deve entrar no seu cálculo, até mesmo, o cafezinho depois do almoço. O ideal é criar uma planilha com essas informações para ter um controle maior sobre o que sai e o que entra em sua conta.

Esse é o primeiro passo para quem deseja juntar dinheiro para adquirir um imóvel e também é o que definirá o sucesso das próximas partes do seu planejamento. Por isso, dedique seu tempo e tenha bastante atenção para começar a organizar sua vida financeira.

Corte despesas desnecessárias

Você já deu o primeiro passo para dar um fim na desorganização financeira, mas só distribuir tudo em planilhas não é o bastante. O momento agora é de analisar as contas e observar o que pode ser cortado. O que é possível substituir, a fim de combater o desperdício e potencializar a economia.

Inicialmente, você pode achar que as mudanças são pequenas a ponto de não fazerem muita diferença, mas saiba que juntas, elas geram grande impacto no seu orçamento.

Por exemplo, você e sua família têm o hábito de comer fora com frequência? Então, tenha em mente que isso pode ser muito mais caro do que fazer refeições em casa. Nesse sentido, o ideal é cortar ou, pelo menos, diminuir significativamente as despesas que não são prioritárias.

Outro exemplo que pode gerar bastante diferença no fim do mês é fazer a substituição de planos de internet, celular e TV a cabo. Muitas vezes, são serviços que estão além da nossa necessidade. Se for esse o seu caso, analise a possibilidade de contratar opções mais baratas, sem prejudicar a qualidade de vida da sua família.

Os cortes não precisam ser radicais, mas devem ser estratégicos. Veja outros meios de diminuir as despesas:

  • trocar algumas idas ao cinema por serviços de streaming;
  • cortar mensalidades de clubes;
  • procurar opções de lazer mais baratas;
  • buscar eficiência nos consumos domésticos, como nas contas de água e luz;
  • evitar a impulsividade na hora das compras.

Faça um planejamento

Agora, que você já conhece bem suas finanças, é hora de começar a planejar. Sente com sua família e converse sobre o que eles esperam sobre o novo imóvel. Definam juntos se desejam morar em um condomínio, quais os bairros seriam ideais para o perfil da família etc.

A partir desse alinhamento de expectativas, você já pode começar uma pesquisa ainda informal de casas à venda em Uberlândia, para conhecer a média de preços do mercado. Reunir essas informações, é essencial para que você trace suas metas e descubra o valor aproximado que deve economizar para dar entrada em uma casa de condomínio.

Contudo, lembre-se que tão importante quanto definir a quantia, é determinar o tempo no qual você deverá ter esse dinheiro em mãos. Sem esse comprometimento com suas metas, pode demorar muito mais do que você espera para conseguir chegar ao seu objetivo.

Guarde uma quantia todos os meses

Não tem jeito, você precisa poupar para ter dinheiro. Como dissemos, no seu planejamento, você determinará o valor que precisa ser guardado todos os meses. Contudo, é preciso cuidar para que isso não fique só no papel. Ou seja, faça disso um hábito e cumpra-o religiosamente.

Imagine que os seus aportes mensais são como um boleto, igual a qualquer outro que você precisa quitar. Assim, você vai encarar a situação com muito mais seriedade, poupando aquela quantia determinada todos os meses, sem falta, até atingir a sua meta.

Se você tem dúvidas quanto ao valor que deve ser guardado, aqui vai uma dica: procure poupar até 30% da sua renda líquida. Apesar de existirem pessoas com perfis e necessidades diferentes, essa é uma porcentagem adequada para conseguir atingir seus objetivos de médio e longo prazo.

Faça o dinheiro render

Como você guarda dinheiro atualmente? Ainda usa modos convencionais ou está à procura de novas alternativas? Não há resposta certa e nem errada aqui. Afinal, existem realidades diferentes e é necessário agir conforme seu perfil. Portanto, entenda melhor suas opções a seguir!

Poupança

Extremamente conhecida, a poupança ainda é uma das formas mais utilizadas para se guardar dinheiro. A opção é bastante popular devido à sua segurança e facilidades para o resgaste dos seus recursos financeiros. Por outro lado, conta com um baixo rendimento quando comparada a outros tipos de investimentos.

Investimentos

Quando se trata de investimentos, o mercado financeiro oferece diversas opções. Entre elas, existem alternativas mais rentáveis, com liquidez diária ou ainda aquelas mais arriscadas. Por exemplo, o Tesouro Selic, assim como a poupança, é uma opção muito segura, com bons rendimentos e você ainda pode resgatar seu dinheiro a qualquer momento.

Há outras opções de investimentos, como CDB, LCI, LCA e fundos de renda fixa. Esses termos podem causar dúvida, por isso, o ideal é consultar um profissional do ramo financeiro. Ele vai direcionar suas finanças para a alternativa mais alinhada ao seu perfil e objetivos.

Procure uma imobiliária especialista no nicho desejado

Outra atitude que faz total diferença na hora de comprar um imóvel é escolher bem a imobiliária que intermediará o negócio. Afinal, trata-se da empresa que será responsável por manter o relacionamento entre as partes envolvidas no acordo, garantindo que todas as necessidades sejam atendidas no contrato. Por isso, essa é uma escolha que merece uma pesquisa atenciosa e que considere alguns critérios.

Por exemplo, se você deseja comprar uma casa de condomínios em Uberlândia, é importante contar com uma imobiliária especializada nesse nicho. Isso será a garantia de que você terá o apoio de profissionais capacitados e com muito mais experiência na área. Sem falar que essa é a melhor maneira de adquirir um imóvel, perfeitamente alinhado com seus interesses e com os valores acessíveis para a sua condição financeira.

Além disso, existem outros critérios para considerar na hora de escolher a imobiliária, como:

  • reputação da empresa;
  • boas opções de imóveis;
  • transparência nas negociações;
  • qualidade dos anúncios.

Comece agora mesmo

Por fim, mas não menos importante, a nossa dica final é: comece agora mesmo, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Muitas pessoas, mesmo tendo o conhecimento necessário sobre qual a melhor forma de começar, acabam deixando sempre para depois. Às vezes, por medo ou por não querer deixar sua zona de conforto. Contudo, com atitudes como essas, você só adiará seu sonho.

Comprar uma casa em condomínios em Uberlândia é um investimento que precisa de planejamento adequado. Afinal, trata-se de um negócio muito importante, que trará impactos positivos para você e sua família.

Nesse sentido, é preciso entender que nada pode ser conquistado se não for dado o primeiro passo. Por isso, comece, hoje mesmo, a pôr em prática as dicas apresentadas neste artigo e transforme sua vida financeira em nome do seu sonho.

Como foi possível ver ao longo deste post, economizar exige mudanças, mas não é preciso ser radical. Com um bom planejamento financeiro, é possível realizar seu sonho de morar em uma casa de condomínios em Uberlândia. Para isso, não esqueça de seguir as nossas dicas e contar com uma imobiliária de confiança.

A Ginga Imóveis é especialista em comercializar casas em condomínios fechados e tem anos de experiência no mercado. Nossos profissionais capacitados trabalham para atender da melhor forma possível, indicando os tipos de entradas que cabem no orçamento dos clientes.

Se você está motivado a dar o primeiro passo, entre em contato, agora mesmo, com a Ginga Imóveis e tenha acesso a um catálogo variado com as melhores opções de condomínios em Uberlândia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here