COMPARTILHAR

Ao escolher um imóvel residencial, você deve ficar atento a uma série de fatores, como os vários tipos de imóveis que você pode comprar, por exemplo. Caso você opte por um condomínio horizontal, deve se informar melhor quanto aos direitos do morador de um condomínio. Você sabe quais são eles e qual é a importância de conhecê-los antes de fazer a escolha do imóvel para morar?

Com o intuito de esclarecer melhor o assunto, preparamos este artigo especialmente para você. Iniciaremos o texto abordando sobre as principais vantagens de morar em condomínio e, posteriormente, falaremos sobre os direitos que o morador de condomínio fechado de casas tem. Confira!

Confira quais são as vantagens de morar em condomínio

Atualmente, morar em condomínio fechado de casas se tornou uma grande alternativa para as pessoas alinharem qualidade de vida a um bom custo-benefício. Isso porque esse tipo de moradia reúne vários fatores positivos, como maior espaço para você e sua família, maior privacidade, oportunidades de lazer e proximidade com a natureza e possibilidade de continuar vivendo num grande centro urbano, com bom acesso à infraestrutura e lazer.

Essa opção de moradia também conta com a vantagem da segurança, que deve ser encarada como prioridade nos dias atuais. Como o valor da segurança no condomínio é dividido entre os moradores, acaba saindo bem mais em conta, considerando aqueles que moram em casa e desejam ter os mesmos serviços de segurança que um bom condomínio oferece.

Conheça quais são os direitos do morador de um condomínio

Além das vantagens que apontamos no tópico anterior, morar em condomínio horizontal dá ao morador vários direitos. Listamos os principais deles aqui.

Uso das áreas comuns

O morador tem direito às áreas comuns do condomínio, desde que sejam respeitadas as  regras de uso, como horário, volume do som e tipo de atividade permitida no ambiente. Dessa forma, o uso só pode ser negado para o morador caso o espaço já tenha sido reservado para outra pessoa. 

Convocação de assembleia

O morador tem o direito de convocar assembleias de condomínio para tratar de assuntos referentes à coletividade do espaço ou de algo que esteja prejudicando-o de forma individual. A convocação deve respeitar o rito estabelecido pelo condomínio.

Candidatura a cargos administrativos

Todo morador do condomínio que esteja em dia com suas obrigações pode realizar sua candidatura a cargos administrativos, como síndico, por exemplo, não podendo ser vedado esse direito.

Possibilidade de checar as contas do condomínio

Todos os moradores podem acessar as contas do condomínio, a fim de conhecer os gastos e como estão sendo aplicados os recursos referentes à taxa do condomínio. Em casos de incoerência entre arrecadação e gasto, a administração do condomínio pode ser questionada tanto por via administrativa (interna), quanto judicialmente. 

Acesso às regras internas do condomínio

Um atrito que pode acontecer é entre administração e moradores, quando este último alega que descumpriu determinada regra, pois não a conhecia. Para evitar essa situação, a administração do condomínio deve dar acesso facilitado das regras internas aos moradores, permitindo uma administração mais transparente e justa.

Sendo assim, você como morador deve conhecer os direitos do morador de um condomínio. Apresentamos ao longo deste texto alguns dos principais direitos, mas eles podem ser ampliados de acordo com cada estatuto interno. Leia-o e conheça melhor sobre o condomínio no qual você mora ou pretende se mudar!

Agora que você já sabe quais são os principais diretos de um morador de condomínio, entre em contato com a Ginga Imóveis! Somos uma empresa especializada em condomínios horizontais, com anos de experiência no mercado e especialistas no assunto!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here